segunda-feira, 26 de julho de 2010

Lei no Rio restringe uso de sacolas plásticas


Nesse mês de julho, dia 16, o estado do Rio de Janeiro lançou uma lei que restringe o uso de sacolas plásticas pelos supermercados, como uma tentativa de diminuir a poluição no estado. Na semana passada, o EcoD quis saber a opinião de todo o Brasil, será que a alternativa mais correta é acabar com as sacolinhas?

A grande maioria, 72% dos votantes, respondeu achar "Fundamental. O meio ambiente agradece". Em segundo lugar ficou a alternativa "Não precisa proibir, mas só educar", com 17%. A resposta "Não gostei" apareceu em terceiro lugar, com 5%.

Em último, empataram as escolhas "Interessante, mas não vai vingar" e "O que vou fazer sem os saquinhos?", ambas com 3%.


Fonte: ECODESENVOLVIMENTO


Leis como esta deveriam ser aprovadas em todos os estados do país. Não podemos contestar que as sacolas plásticas são utéis, porém, tendo em vista a situação atual enfrentada pelo meio ambiente medidas como esta ajudariam bastante.


Talvez uma medida educativa diminuísse o uso destas sacolas, mas não seriam suficientes. Serve como sugestão que os estabelecimentos dessem descontos ao consumidores que não fizessem uso das mesmas.


Mas se realmente fosse imposto pelo estado a proibição destas sacolas plásticas, e em último caso, só fosse permitido o uso de sacolas biodegradáveis seria uma grande vitória e alívio ao meio ambiente.


Raissa Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário