terça-feira, 27 de julho de 2010

Desafio do Pilot Yoxi quer convencer as pessoas a adotarem a bicicleta

Você usaria a bicicleta para ir ao trabalho todos os dias? E uma vez por semana? Ou uma vez por mês? O que a bike representa para você? Suor? Saúde? Diversão? Perigo?

Há alguns anos, o interesse pelo uso da bicicleta como meio de transporte cresceu drasticamente em todo o mundo à medida que as pessoas passaram a se preocupar mais com fatores como os níveis de poluição nas cidades, de carros nos engarrafamentos e de colesterol no corpo.

Mas apesar de trazer benefícios para a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida, o uso da bicicleta ainda não foi totalmente aceito por boa parcela da população que o considera perigoso e desconfortável. A falta de incentivos dos governos e de políticas públicas que estimulem o uso da magrela dificulta ainda mais a multiplicação dos ciclistas pelas cidades.

O que fazer então para encorajar as pessoas a deixarem o carro em casa e encararem o trânsito sobre duas rodas? É isso que os organizadores do projeto Pilot Yoxi querem saber.

Competição busca inovação e criatividade

A intenção do projeto, que defende a ideia de que de que as pessoas podem "brincar" em vez de "trabalhar" em direção a um objetivo maior, é identificar soluções inovadoras para problemas ambientais, econômicos e sociais por meio de uma competição amigável. “A solução para este desafio pode vir de diversas formas: um produto, programa, dispositivo, jogo, movimento ou competição”, afirmam.

Desde novos modelos de negócios ou um programa de compartilhamento de bicicletas, passando pela criação de um novo design que as torne mais confortáveis e seguras ou ainda uma oficina financiada pelo governo para ensinar às pessoas sobre os benefícios da bicicleta, toda proposta é válida. “O que quer que seja só precisa ser inteligente e ter um apelo em massa”, afirmam os organizadores no site da iniciativa.


Reportagem completa no site: Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário