segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Educação corporativa cresce 40 vezes em dez anos

O número de empresas brasileiras que investem em educação corporativa cresceu 40 vezes entre 2000 e 2009, segundo uma pesquisa da FEA - USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), coordenada pela professora Marisa Eboli. No início desta década, só dez empresas investiam na área. No ano passado, já eram mais de 400. Em média, os gastos de companhias brasileiras e multinacionais no setor são de R$ 11 milhões anuais.

O investimento é reflexo da preocupação empresarial em aumentar a educação dos seus funcionários para se sair melhor no mercado de trabalho. Segundo a professora, a meta das chamadas universidades corporativas é aliar o ensino ao valores éticos da companhia e as habilidades de cada trabalhador. O setor serve, ainda, para analisar as tendências do mercado, somá-las ao planejamento estratégico da corporação e transformar essa análise em educação.

A principal diferença entre o ensino corporativo e o treinamento tradicional é que o primeiro não atende a demanda de um só setor.

- As universidades corporativas ajudam a empresa a entender de que maneira devem investir em educação para os seus funcionários. [Eles vão ter] competências para exercer suas funções e obviamente atender os objetivos da companhia.


Confira a notícia completa no Portal R7.